segunda-feira, 10 de outubro de 2011

A Candidatura do Partido Socialista
à Câmara Municipal de Braga

«São enormes os desafios que se colocam ao socialismo democrático na presente conjuntura de crise nacional e internacional. Está em causa salvaguardar o valioso património de valores duma Europa construtora dos direitos humanos, contribuindo para a tornar capaz de não desperdiçar, mas de aprofundar, a herança da civilização humanística.

O debate de ideias e o aprofundamento dos valores e dos princípios que enformam a acção socialista hão-de contar com sólidas bases humanas de sustentação, o que pressupõe dispor de líderes e executivos aptos para sua concretização.

As Eleições Autárquicas de 2013, dada a sua proximidade, aconselham uma decisão atempada da candidatura do Partido Socialista à Câmara Municipal de Braga. Só dessa forma os eleitores bracarenses vão dispor do tempo necessário para analisar o perfil do candidato. O PS proporciona, assim, uma abertura à sociedade civil, que fica convidada a avaliar em tempo as propostas do Partido.

Durante os 32 anos de governo do PS em Braga, sob a liderança do Eng. Francisco Mesquita Machado, o concelho de Braga sofreu uma transformação profunda que guindou esta cidade ao topo das três maiores metrópoles portuguesas. Isso resultou, em grande parte das decisões corajosas e inovadoras assumidas neste período pela Câmara socialista e pela sua capacidade em comprometer parceiros para estas tarefas.

Os signatários, que acompanham de perto a acção dos quadros do Partido nos órgãos nacionais e locais, orgulham-se do mérito e do empenhamento dos Socialistas. Mas têm consciência de que é necessário iniciar-se agora uma nova fase, o que, sem desvalorizar esse património de que se orgulham, implica uma escolha de políticas e de liderança que respondam aos novos desafios com que estamos confrontados.

O Partido dispõe de riqueza e diversidade de militantes. Tem também um leque valioso de pessoas independentes e competentes disponíveis para consigo colaborar. Torna-se, por isso, necessário apresentar uma proposta de liderança que mobilize as várias energias e potencialidades, não só dentro do partido, como na Cidade e Concelho onde estão os nossos votantes.

Perante a riqueza e a diversidade dos militantes e independentes em mandatos partidários, não são fáceis opções singulares. Por isso, a nossa escolha não deverá ser interpretada como a rejeição de ninguém, mas antes traduzindo um juízo de valor no sentido de indicar quem melhor parece corresponder ao perfil exigível.

Entendem os signatários que o Dr. António Braga reúne as melhores condições para uma candidatura vencedora à Câmara Municipal de Braga nas próximas eleições.

Avançam-se algumas razões:

1) o Dr. António Braga conhece de perto os problemas da autarquia bracarense. Teve uma participação de mais de um quarto de século na Assembleia Municipal e exerceu vários mandatos no executivo camarário;

2) desempenha agora, em segundo mandato, o cargo de Presidente da Assembleia Municipal, o que lhe permite um conhecimento alargado dos problemas concelhios e uma experiência da relação de forças interpartidárias;

3) como deputado à Assembleia da República, prestigiou o Parlamento, nomeadamente como vice-presidente da direcção do Grupo Parlamentar socialista;

4) exerceu com brilho e prestígio o cargo de Secretário de Estado das Comunidades.

Assumindo a responsabilidade duma opção, que apenas toma em linha de conta o que julgam ser os interesses dos Bracarenses e do Município, os   signatários vêm, assim, publicamente solicitar ao Dr. António Braga se manifeste disponível para corporizar este projecto, aceitando construir uma candidatura agregadora dos militantes e simpatizantes socialistas, uma candidatura vencedora à Câmara Municipal de Braga.

Os signatários reafirmam, como não podia deixar de ser, o apreço por todos os socialistas e independentes que exercem funções nos vários órgãos do Partido Socialista.

Saudações socialistas, pelos signatários:

António Manuel Sousa Fernandes, Prof. Doutor - militante n.º 2798;
Agostinho Jesus Domingues, Doutor - militante n.º 2799);
Catarina Lourenço Ribeiro, Dra. - militante n.º 94903».

Sem comentários:

Enviar um comentário