sexta-feira, 23 de março de 2012

-- VAMOS DEBATER IDEIAS! (*)

Ex.mos Camaradas
Vítor Sousa e Hugo Pires

Acusamos agora a recepção da vossa carta, não porque não a tivéssemos lido na volta do correio, mas porque, ao fazê-lo, quisemos acreditar que, passando algum tempo e alterando-se as circunstâncias e algumas pré-disposições tácticas, associadas à reivindicação dos militantes e simpatizantes do PS/Braga, viessem a concordar com a nossa proposta de promover vários debates públicos.
Reconhecemos que, senão perdido, foi tempo em que se esvaiu a esperança de que, juntos, pudéssemos dar prova pública do mais profundo espírito democrático, assente no direito e dever de informar, no caso sobre as ideias e propostas que motivam cada um de nós nesta candidatura à Comissão Política Concelhia do PS/Braga.
Embora desenvolvamos todo o esforço para fazer chegar até ao conhecimento dosmilitantes e simpatizantes socialistas bracarenses as nossas propostas para agestão do partido e do Município, admitimos que ele ficará sempre diminuído pelo facto de estas não serem sujeitas ao contraditório, como seria de esperar, particularmente quando vivemos um momento histórico no quadro da nossa militância, com o início de um novo ciclo, sequente à marcante liderança do camarada Mesquita Machado.
Além do mais, estamos convictos de que quanto mais as nossas ideias puderem ser discutidas junto da população bracarense – o eleitorado que nos há-de confiar a sua representação democrática – mais aperfeiçoadas elas poderão resultar e,consequentemente, melhor poderão captar o seu interesse e a sua adesão ao projecto socialista que havemos de sujeitar ao escrutínio em contexto eleitora lautárquico.
Não nos podendo ser, assim, assacada qualquer responsabilidade se eventualmente algum concidadão considerar que o PS/Braga evitou a discussão das suas ideias para agovernação da cidade, somos os primeiros a lamentar a vossa recusa à repetida proposta de debater, de forma aberta e empenhada, tudo quanto pensamos sobre aorganização do PS/Braga e sobre o projecto que idealizamos para a gestão do Município.
Permitimo-nos, pois, reafirmar a nossa vontade de, enquanto houver um único militante que assim o deseje, discutir à exaustão as motivações da nossa proposição à liderança da CPC/Braga e, concomitantemente, à presidência da Câmara Municipal.
Assumindo, contudo, como final a agora manifesta «disponibilidade para um debate», apenas «um debate», não seremos nós quem o vai recusar, reivindicando se efectue ele o mais rapidamente possível, assim procurando elucidar o máximo número de militantes e simpatizantes sobre as razões da candidatura.
Embora remetam tal debate para o «momento em que esteja definida a data das eleições» -- o que não se nos apresenta entendível, uma vez que sabemos do empenho que a Vossa candidatura coloca de há muito no contacto com os militantes --,  ousamos, mesmo assim, insistir em que este se realize tão breve quão a logística que implica o permita operacionalizar.
Convictos de que as relações pessoais se estimam para além de uma discussão de projectos políticos tão diferentes quanto os que corporizamos, propomos que a co-organização do admitido debate seja desenvolvida por uma comissão que represente equitativamente as partes.
Assim, tomamos a iniciativa de indicar como nossos representantes para o efeito Vasco Grilo (director de campanha), José Gomes (membro do Secretariado concelhio) e João Paulo Mesquita (director de comunicação), contactáveis através do endereçobragabraga2013@gmail.com.
Ansiando a vossa adesão a um princípio básico de qualquer processo eleitoral democrático – a máxima informação dos eleitores --, creiam-nos disponíveis para a consumação deste desiderato, bem como para outras acções que com este objectivo nos queiram formular.

Saudações socialistas.

(*) Carta enviada, a 19 de Março, aos camaradas Vítor Sousa e Hugo Pires.

Sem comentários:

Enviar um comentário