quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

ANTÓNIO BRAGA E FRANCISCO ASSIS
CONTEXTUALIZAM BRAGA NA EUROPA

-- conferência/debate, esta sexta-feira (18), no auditório da AIMInho

Abordar «a importância de Braga no contexto internacional, mormente na sua relação, como cidade média, com as congéneres europeias, num tempo em que a globalização impõe interacções e complementaridades fortes e sustentadas» é o objectivo da conferência/debate “Braga e a Europa”.
Promovida pela Candidatura de António Braga à liderança do PS/Braga e à Câmara Municipal, a iniciativa acontece esta sexta-feira (17 de Fevereiro), às 21h30, no auditório da Associação Industrial do Minho (Avenida Pires Gonçalves) e dirige-se particularmente a militantes e simpatizantes socialistas, embora de acesso livre a todos os concidadãos.

A par do próprio António Braga, foi convidado para esta primeira conferência o ex-eurodeputado Francisco Assis, um dos quadros melhor informados sobre os assuntos europeus e o seu particular interesse para cidades médias como Braga.

Como se pode atrair investimento para Braga e internacionalizar mais empresas? Como pode Braga articular-se com outras cidades congéneres na procura de maior e melhor desenvolvimento? São temas que a Candidatura de António Braga quer abordar nesta circunstância.

Refira-se que a diplomacia económica é um dos temas gratos ao candidato à liderança do PS/Braga e à presidência da Câmara Municipal de Braga, que pretende relevar a sua experiência política e de governação, concretamente na pasta das Comunidades Portuguesas, para o acesso a potenciais investidores na cidade de Braga e na região.

Conforme tem enfatizado várias vezes junto dos militantes, embora o trabalho político o tenha obrigado a afastar-se pontualmente de Braga, «esse desempenho proporcionou ao Presidente da Assembleia Municipal de Braga contactos com múltiplas experiências mundo fora, bem como o contacto com muitos desses protagonistas, muitos deles de origem portuguesa».

Esta pretende ser a primeira de várias conferências/debate que vão procurar pôr os militantes socialistas, mas a sociedade em geral, a falar sobre o enquadramento de Braga na realidade europeia, primeiro; no contexto nacional, depois; e na relação com a envolvente regional, por último. «Com os cenários melhor definidos é sempre mais fácil estabelecer a forma de neles actuar, sempre com os interesses de Braga na dianteira», diz.

Quanto ao convidado Francisco Assis, ele é dirigente nacional do PS, foi candidato a secretário-geral nas últimas eleições internas, tendo então participado em debates abertos e públicos com o candidato vencedor e actual líder, António José Seguro. Aliás, Assis foi recentemente convidado pelo líder socialista para a direcção do “Laboratório de Ideias”, cargo que aceitou. No essencial da estratégia socialista, Assis tem estado a apoiar a actual direcção, como revelou notório na defesa da abstenção do PS no último Orçamento de Estado.

Tendo sido o mais jovem presidente de uma Câmara Municipal do país (Amarante), foi também vereador da Câmara Municipal do Porto. Líder da bancada do PS em três legislaturas diferentes, foi também deputado ao Parlamento Europeu, onde esteve ligado à área do comércio internacional.

É com esta experiência que Francisco Assis vem falar aos militantes do PS/Braga, propondo-se debruçar a sua intervenção numa questão particularmente abrangente: «como é que uma cidade jovem e dinâmica, dotada de infraestruturas fundamentais e de centros de conhecimento e investigação, pode ajudar a Europa e por esta ser ajudada a reinventar-se constantemente como urbe que fixa a sua população, de modo especial os jovens quadros, criando emprego».

Sem comentários:

Enviar um comentário