quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

António Braga, em carta aos militantes
«ESCOLHER ESTA CANDIDATURA
É ESCOLHER O CANDIDATO
A PRESIDENTE DA CÂMARA DE BRAGA»

«Do nosso lado, porque consideramos ser esta a estratégia certa para derrotar o candidato da “coligação de direita”, assumimos já perante os militantes do PS/Braga que somos candidatos à presidência da Concelhia para podermos ser candidatos à Câmara Municipal. Mas… e do outro lado, da outra candidatura, o que sabemos nós sobre este importante factor de escolha? Como vamos entender uma liderança a dois na corrida à Comissão Política? Quem será, afinal, o seu candidato a Presidente da Câmara Municipal de Braga?».
É desta forma que António Braga, candidato à Comissão Política Concelhia do PS/Braga, se dirige aos militantes socialistas desta Secção, em carta que agora lhes dirige.
Intensificando o seu contacto directo com os militantes, o actual Presidente da Assembleia Municipal de Braga radicaliza também a sua mensagem, no sentido de lhes tornar evidente «o que verdadeiramente está em causa» no próximo acto eleitoral interno.
Depois de lembrar o facto de, pela primeira vez, o PS/Braga não poder candidatar Mesquita Machado à presidência da Câmara Municipal e de a «coligação de direita» já ter feito a sua escolha a favor de «um candidato em campanha há pelo menos dez anos», António Braga sublinha que «nada fazer ou hesitar pode significar a entrega, sem luta», do Município à actual Oposição, «correndo o risco, bem sério, de ver o PS passar à oposição por muitos e longos anos…».
«Após insistentes apelos de muitos camaradas, decidi informar da minha disponibilidade para enfrentar o candidato da “direita” nas eleições de 2013, por considerarmos ser essa a melhor solução para o Partido Socialista ganhar novamente a Câmara Municipal; a verdade é que me disponibilizei sem esconder nenhum trunfo ou desígnio, antes motivado para servir Braga e os Bracarenses», lembra.
Contudo – diz o ex-secretário de Estado – a sua vontade depende da escolha dos militantes, a quem compete a escolha do candidato socialista a Presidente da Câmara Municipal de Braga, o que faz com que as eleições para a liderança da Secção do PS/Braga assumam «uma importância decisiva».
É então que António Braga chama à colação «uma grande diferença» entre a sua candidatura e «uma outra já anunciada»: do seu lado sabe-se quem será o candidato a Presidente da Câmara Municipal, do outro lado nem sequer se imagina ainda…
A liderança, mormente na política – diz António Braga --, deve ser assumida com clareza de objectivos e simplicidade no método, isto para dizer que o seu objectivo «é claro»: «voltar a derrotar o candidato da coligação PSD/PP/PPM».
E para tal – reafirma – o método não podia ser mais transparente: sujeito-me à escolha, pelo voto, de todos os meus camaradas», na certeza de que «escolher esta candidatura é escolher o candidato do PS a Presidente da Câmara Municipal de Braga».
O actual presidente do colégio municipal bracarense e primeiro candidato anunciado à liderança da estrutura socialista local lembra ainda nesta carta que a participação de todos os militantes e simpatizantes do PS/Braga é um valor estratégico que pretende desenvolver através do reforço da democracia interna, num quadro plural que acolha as diversas sensibilidades, dando expressão prática aos valores da Liberdade e da Equidade, que são – diz – o legado maior do Partido Socialista.
«É com humildade democrática e grande sentido de responsabilidade que me apresento perante si, sem reservas, consciente de que muito há a fazer para impedir a vitória da actual Oposição municipal», conclui a missiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário