segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

CONVITE À RECICLAGEM NO PS/BRAGA...

Por Manuel José Gomes de Sousa Braga

«Dirijo hoje a minha chamada de atenção para a campanha interna a decorrer para a Comissão Política Concelhia do PS/Braga e confesso não parar de ser surpreendido, talvez pelo facto de, em cerca de 10 anos, o partido ter sido fechado a sete chaves e, de um momento para outro, os mesmos arautos do silêncio estarem a apregoar e a praticar actos públicos de uma tal transparência que chega a ofuscar a vista dos mais incrédulos.
Este factos levam-me a perguntar, seguindo a velha máxima de um célebre jornalista, Batista Bastos, que num também célebre programa televisivo tinha por hábito perguntar aos seus convidados o seguinte: "Onde é que estava no dia 25 de Abril?".
Bom, antes de mais e para que não restem dúvidas, estou a referir-me à candidatura de Vítor Sousa e Hugo Pires, responsáveis também pelo marasmo democrático do PS/Braga nestes últimos tempos.
Esta candidatura tem, ultimamente, movido todos os esforços democráticos e não democráticos para cativar aqueles que julga indecisos e aqueles a quem entende ser justo cobrar o facto de lhes ter dado emprego directo ou de ter movido as influências do costume para o emprego indirecto. 
E isto é um facto, pois quem vejo nas iniciativas públicas da sua campanha são sempre os mesmos, alguns profissionais da causa, a quem reconheço algum mérito, e bastantes profissionais da causa a quem não reconheço mérito nenhum.
Conheço bem a Candidatura alternativa a esta a que me referi e posso assegurar que os instalados profissionalmente com mérito nada têm a temer. O mesmo não poderá acontecer aos que estão profissionalmente a usufruir dos vícios e práticas bem conhecidas, mesmo que em nome da democracia.
O Partido Socialista em Braga vai mudar. Isso será um facto irrefutável e todos podem participar na mudança, que se quer tranquila. No entanto, o tempo urge para aqueles que têm necessidade de reciclar os seus conhecimentos e conceitos sobre democracia e seria bom aproveitarem um curso rápido e intensivo que as "novas oportunidades" podem proporcionar, pois julgo estar na hora de deixarem de utilizar relógios que utilizam ponteiros que se movimentam ao contrário do sentido da história.
O PS/Braga vai mudar e todos lá devem caber, de direito, mesmo aqueles que, no presente, se conformam com ter a sua sede concelhia com as persianas permanentemente fechadas.

(*) Militante socialista.
[Este texto de opinião pessoal foi publicado na edição de 31 de Janeiro de 2012 do Diário do Minho].

Sem comentários:

Enviar um comentário