terça-feira, 31 de janeiro de 2012

ANTÓNIO BRAGA VOLTA A CONVIDAR
PARA DEBATES COM MILITANTES

Aqui se publica, para conhecimento público, a carta enviada pelo Dr. António Braga esta segunda-feira (30 Jan) ao Sr. Vítor Sousa, anunciado líder de uma candidatura à Comissão Política Concelhia do PS/Braga.
Enquanto primeiro candidato à presidência do PS/Braga, e apesar de não ter obtido resposta à anterior proposta, António Braga diz ter aceite como boa a decisão de Vitor Sousa publicitada na Imprensa e sugerir então a co-organização do máximo número de debates com os militantes socialistas de Braga sobre os projectos que ambos defendem, tanto para a organização do partido, como para a gestão do Município de Braga.
«Convicto de que o Sr. Vítor Sousa cumprirá a sua palavra e aceitará a nossa sugestão para a organização dos debates considerados oportunos, esperamos, contudo, uma resposta formal», adianta António Braga, que resolveu tornar pública esta missiva para dar conta do seu «esforço em prol da cidadania activa e da militância efectiva».

------------------------ 

Ex.mo Sr. Vitor Sousa

(c/c Arq. Hugo Pires)

Assunto: agendamento de debates no PS/Braga

A eleição para os órgãos da Secção de Braga do Partido Socialista, a acontecer em breve, vai decorrer num contexto invulgar na história desta estrutura: a ausência de uma candidatura do nosso camarada Mesquita Machado.
De igual forma, vai competir à próxima Comissão Política Concelhia a escolha do candidato que o PS/Braga vai apresentar às eleições autárquicas de 2013, sendo certo que ele não será aquele que nos representou em todas as eleições municipais desde 1976.
Acresce ainda o facto de as Autárquicas 2013 poderem vir a decorrer sob nova nova ordem legislativa, decorrente da proposta que o Governo tem em discussão com o Documento Verde da Reforma da Administração Local.
Estas são circunstâncias que nos obrigam a um diálogo muito intenso junto dos militantes e dos simpatizantes do PS/Braga, com a democrática intenção de os elucidar sobre todo o processo eleitoral e, obviamente, sobre o trabalhoso caminho que, juntos, temos que percorrer para manter o Município de Braga sob gestão do Partido Socialista.
Como é público, lidero a primeira candidatura assumida à presidência da Comissão Política Concelhia, um projecto em que pugno por uma cidadania activa, no caso uma militância activa, que mantenha o partido vivo, interventivo e, claro, sempre capaz de formular propostas para a boa governação do Município.
Sem evitar o reparo ao modelo de escolha do nosso actual secretário-geral ou a modelos de escolha democrática tidos como mais evoluídos, seja o clássico americano ou a recente experiência do PS francês para a Presidência da República, temos para nós que os objectivos do nosso partido a nível local resultam sempre muito mais claros – logo mais facilmente compreensíveis e acolhidos – quando vão sendo debatidos junto da sociedade civil onde assenta a nossa base eleitoral.
Foi com a vontade de envolver todos os militantes e simpatizantes do PS/Braga neste processo eleitoral, até para que a proposta que dele resulte vencedora seja efectivamente reflexo de uma escolha pensada e ilustrada, que tomámos a iniciativa de vos propor a co-organização dos debates que viessem a ser necessários.
Embora a vossa candidatura não se tenha sequer dignado remeter-nos até este momento uma resposta, a bem do interesse particular dos militantes socialistas de Braga assumimos por boa a mensagem que nos foi transmitida pela comunicação social: a da vossa disponibilidade para participar em debates, embora apenas para militantes e sem comunicação social.
Neste sentido, porque nos interessa particularmente a máxima elucidação de todos os interessados sobre o que cada um de nós lhes propõe, seja para a organização da Secção do PS/Braga, seja sobre as ideias que temos para a gestão do Município, vimos sugerir o agendamento de algumas conversas conjuntas com os militantes
Pela relevância do exposto, eembora não tenha sido fixada a data do acto eleitoral, consideramos por bem propor desde já as datas de 18 de Fevereiro e de 3 de Março como recomendáveis para a realização dos primeiros debates entre as duas candidaturas conhecidas.
Mais sugerimos que, tendo em  conta a relevância deste acto eleitoral e as implicações que tem para a escolha do próximo Presidente da Câmara Municipal de Braga, o que gera singulares expectativas junto dos militantes, tais debates aconteçam num espaço condigno e de lotação mínima para a expectável audiência, como é o caso do auditório daAssociação Industrial do Minho, à Avenida Pires Gonçalves.
Na convicção do cumprimento da vossa palavra, pela imprensa tornada pública e não desmentida, e na expectativade uma resposta rápida, apenas se solicita mais a indicação de três representantes da vossa candidatura que, mediante encontro, possam operacionalizar a logística destas conversas e, quiçá, planear muitas outras, até que ambas as partes estejam convencidas de que todos os militante interessados tiveram oportunidade de conhecer o que temos para lhes propor.

Saudações socialistas.

Braga, 31 de Janeiro de 2012

Nota: sugere-se como contacto recomendável o endereço electrónico bragabraga2013@gmail.com.

Sem comentários:

Enviar um comentário